quarta-feira, 22 de maio de 2013

Geohelmintíases

Nossa escola recebeu na data de hoje 22 de maio a visita da equipe de saúde para  realização da Campanha de Busca Ativa de Casos de Hanseníase e Tratamento Coletivo para Geohelmintíases (parasitas intestinais, conhecidos como lombrigas, que causam anemia, dor abdominal e diarréia) entre escolares de 5 a 14 anos, fazendo parte assim dos 875.245 escolares de 5.460 escolas do ensino público fundamental da Bahia.

Os principais objetivos dessa campanha são reduzir a carga parasitária de geohelmintos entre escolares dentro dessa faixa etária (considerada a mais vulnerável à doença), através da administração supervisionada de medicamento, e identificar casos suspeitos de hanseníase e direcioná-los à rede básica de saúde para confirmação diagnóstica e tratamento.







Sobre as Doenças 

Hanseníase: É uma doença infecciosa, crônica, causada pelo Mycobacterium leprae que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. É preciso observar manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam; mas, que causam a sensação de formigamento e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.

Geohelmintíases: De acordo com a Gerência de Vigilância Ambiental as Geohelmintíases constituem um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem e são causadas principalmente pelo Ascaris lumbricóides, Trichuris trichiuria e pelos ancilostomídeos. Os casos portadores dessas parasitoses são detectados de forma passiva pelas unidades de saúde no Brasil. Estima-se que a prevalência do país varie de 2 a 36%; com maior destaque em municípios com baixo IDH.


Nenhum comentário:

Postar um comentário