segunda-feira, 18 de março de 2013



BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA MUNICIPAL SAGRADA FAMÍLIA

A Escola Sagrada Família iniciou suas atividades de ensino no ano de 1979. A construção se deu por motivações políticas locais, principalmente a pedido dos senhores Reginaldo Oliveira e Totonho Tavares, no mandato do prefeito Hélio Vieira da cidade de Cícero Dantas Bahia. Dessa forma, é importante ressaltar que a cidade de Fátima é na realidade um desmembramento da cidade de origem supracitada.
Cabe destacar que nessa época ainda não existia um povoado formado, a localidade onde a escola está situada era endereçada – Fazenda Capim Duro, atual povoado com a mesma denominação.
As instalações prediais eram compostas por duas salas de aula, um pátio, dois banheiros e uma cantina. Os primeiros funcionários foram a Professora Helena e Josefina Santos. A primeira Diretora da Escola era Valdirene Costa de Sousa e o segundo diretor Nelson Fontes.
O argumento motivador que desencadeou na escolha do nome Sagrada Família aconteceu pelo fato de que a professora era muito religiosa e baseava sua vida nos preceitos da igreja católica. Essa mesma professora afirmava que não se tratava de uma escola e sim de uma Sagrada Família, motivo para a escolha do nome da Instituição.
Na época a escola ofertava da Alfabetização à 2ª série e atendia aos anseios educativos familiares da Fazenda Capim Duro e da Fazenda Serra do Gruê.
A construção da Escola Sagrada Família e da Igreja local foram os motivos reais para o desenvolvimento da comunidade, que ocasionou na formação do Povoado Capim Duro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário