domingo, 5 de maio de 2013

Leitura em Ação


Uma das preocupações da escola atualmente é estimular os alunos o gosto e o prazer pela leitura. Pensando dessa forma, optamos por um desenvolvimento desse projeto de leituras envolvendo todos. Segundo Paulo Freire “Ler, não é caminhar sobre as letras, mas interpretar o mundo pela ação ‘’. Diante da ideia de formar leitores sabemos que o livro didático e o livro literário não são materiais suficientes para o desenvolvimento das habilidades de um leito por tanto cabe a escola incentivar oportunizar o acesso aos textos. 
O projeto foi desenvolvido semanalmente desde o início das aulas, proporcionando aos alunos momentos de leitura através de cada conto, rodas de leitura, caixa de história, leitura compartilhada, apresentação das figuras e comentários.  E o teatro infantil, um apresentador (aluno Jarberti) vai iniciar falando como ensinar as crianças a gostar de ler através de: música (carrossel), frases, receitas, paródias, poesias. Depois da apresentação de todos o apresentador encerra dando boa noite e a vinheta do jornal nacional.
Avaliar o momento é enxergar as expectativas futuras em relação ao projeto leitura em ação promoveu grande aprendizagem tanto nos alunos quanto nos professores, pois nesse espaço de tempo, a leitura a arte, o teatro puderam ser apresentados e aprendidos de maneira diferente e prazerosa, os alunos começam a despertar o gosto pela leitura e nos professores mais empenhados em desenvolver esse processo.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário