quarta-feira, 22 de maio de 2013

Lançamento de foguetes

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas na OBA.

Envolve os alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. A MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem duas fases e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de equipes, mas o ideal é que cada equipe tenha no máximo 5 (quatro) alunos. Ao final da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.

Embora não participando da  MOBFOG os alunos das 8ª séries de nossa escola realizaram hoje o lançamento de foguetes com o intuito de aprimorarem seus conhecimentos na áreas de Física e Química. Neste trabalho descreve-se a construção de um foguete utilizando garrafas descartáveis de refrigerante  (PET) de 2 l e a montagem de um sistema de propulsão que funciona com água e ar comprimido. Mostra-se também vários fatores que influenciam na estabilidade do foguete durante o vôo, como a obtenção e relação entre centro de massa e centro de pressão. 

Apresenta-se ainda a teoria envolvida durante o lançamento por meio de algumas aproximações, mostrando a aplicabilidade de assuntos comuns que estamos estudando como Cinemática e Dinâmica e assuntos que ainda serão abordados como: As leis de Newton, Gravitação, Força e Trabalho. Por fim, obtém-se a velocidade máxima que o foguete pode atingir aplicando- se uma pressão de 80 psi, sendo possível estimar a aceleração do mesmo durante o processo de ejeção de água, algo próximo a 25 g, um resultado surpreendente pela simplicidade da montagem. Mostramos também que a medida de pressão é o psi - pound-force per square inch, significa libra por polegada quadrada -, porque esta é a unidade dos manômetros das bombas de encher pneus. A unidade pascal (Pa) é a utilizada no sistema internacional e faz parte do SI (Sistema Internacional de Unidades) assunto já estudado na I unidade.











Nenhum comentário:

Postar um comentário